Notícias - Sessão de Apresentação do Projecto Qualipera

01/10/2014

No dia 25 de Setembro de 2014 realizou-se no Auditório da Cooperativa Agrícola de Alcobaça, a Sessão de Apresentação do Projecto Qualipera que contou com a participação de 40 pessoas entre técnicos e produtores e teve o patrocínio da Selectis.

A Sessão de Apresentação do Projecto Qualipera contou com a presença do Engº Nelson Isidoro (Coopval, CRL), que efectuou a apresentação dos resultados obtidos no 1º ano do projecto e ainda a Engª Catarina Rosário (ANP) e o Engº Filipe Silva (C.P.F., Lda). O encerramento da sessão ficou a cargo do COTHN

 O projecto QUALIPERA – Avaliação de estratégias de conservação de pera Rocha, tem como objectivo ensaiar um conjunto de técnicas de armazenamento a longo prazo da pera Rocha, de forma a evitar o aparecimento de acidentes fisiológicos característicos desta cultivar, como o escaldão superficial e o acastanhamento interno.

Este projecto no âmbito do PRODER medida 4.1- Cooperação para a Inovação envolve quatro organizações de produtores Frutus, CRL, Central de Frutas do Painho S.A., C.P.F., Lda, Frutoeste, CRL, a Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha (ANP) e o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN).

Mas, outras entidades, quer da produção como comerciais reconhecendo a importância deste projecto para a fileira associaram-se ao projecto nomeadamente a Coopval, CRL, Cooperfrutas, CRL, Agrofresh e Isolcell.

Este projecto com a duração de 2 anos ensaia modalidades de atmosfera controlada, atmosfera controlada dinâmica e novos protocolos de utilização de 1-MPC em Pera Rocha (ver folheto em anexo).

Download do documento em formato Adobe Acrobat