Notícias - Horizonte 2020 - Sessão de informação sobre oportunidades de financiamento para as empresas do sector Agrícola, Agroalimentar e Florestal

08/09/2014

A DGADR/Rede Rural Nacional, em colaboração com o GPP, o INIAV, a FCT e o Ponto Focal Nacional do sector agrícola, florestal e agroalimentar para o Horizonte 2020 está a organizar uma sessão de informação em Oeiras (Auditório do INIAV), no próximo dia 30 de Setembro (13h45-17h30), sobre financiamento do programa horizonte 2020 para a investigação e inovação para as empresas do sector agrícola, agroalimentar e florestal.

O programa HORIZONTE 2020 - Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação permitirá apoiar os agricultores e as empresas para a produtividade e sustentabilidade e acelerar a Inovação, através da divulgação dos resultados e progressos, optimizar os recursos financeiros atribuídos à investigação, desenvolvimento tecnológico e demonstração. Os apoios são dirigidos a diversos tipos de projectos, dos quais se destacam os projectos multiator (envolvendo pelo menos três EM), as redes temáticas várias e ainda os apoios dirigidos às PME’S.

O apoio específico às PME’S permitirá uma maior participação das explorações agrícolas e de outros tipos de microempresas nas actividades de investigação e demonstração. Serão tidas em conta as necessidades específicas do sector de produção primária em termos de serviços de apoio à inovação e estruturas de proximidade. A implementação combinará uma vasta gama de actividades, incluindo actividades-piloto e de demonstração e acções de intercâmbio de conhecimentos, em que a participação de agricultores e outros atores será ativamente assegurada tendo em vista a utilização dos resultados da investigação.

A sessão de informação, para além da divulgação das oportunidades de financiamento que este programa comunitário de apoio à investigação e inovação oferece aos agricultores e às empresas do sector agrícola, agroalimentar e florestal, contará com a participação de agricultores e empresas portuguesas do sector. Serão apresentadas experiências de participação, quer em programas anteriores quer em Focus Grupo da Parceria Europeia da Inovação AGRI.

Pretende-se, deste modo, contribuir para um maior esclarecimento sobre o HORIZONTE 2020, formas de candidatura, tipos de apoios, temas entidades que pretendam apoio a candidaturas, critérios de selecção entre outros assuntos.

 

Programa e ficha de inscrição