Notícias - Elogio a Joaquim Vieira Natividade

07/09/2015

Pretende-se dar a conhecer, no seu próprio local de trabalho, uma das personalidades maiores de Alcobaça. É proposto um percurso documental e material que contextualiza a vida profissional do virtuoso engenheiro agrónomo e silvicultor cuja intervenção cívica, cultural e relevância científica merecem o devido reconhecimento dado o seu papel na consolidação da investigação aplicada ao desenvolvimento do domínio frutícola e florestal português.

Decorrente da parceria com o Mosteiro de Alcobaça, o visitante terá a oportunidade de vislumbrar, para além de espólio do INIAV, uma vasta coleção de objetos pertencentes ao legado da Casa Museu Vieira Natividade, contextualizando a herança familiar inspiradora de Manuel Vieira Natividade e da esposa Irene Sá até se centrar na sua essência no enredo maior da vida e obra de um homem de cultura e de ciência que foi Joaquim Vieira Natividade.

Nota Biográfica:

Joaquim Vieira Natividade (1899-1968) foi uma figura cimeira entre os silvicultores europeus do século XX. Nascido em Alcobaça, Natividade foi o terceiro de quatro filhos de Manuel Vieira Natividade e D. Maria da Ajuda Garcez. Formou-se no Instituto Superior de Agronomia de Lisboa em Engenharia Agrónoma (1922) e Engenharia Silvícola (1929). Em Londres e em Coimbra especializou-se em genética e citologia tendo, mais tarde, fundado e dirigido o Departamento de Pomologia da Estação Agronómica Nacional, o Centro Nacional de Estudos e Fomento da Fruticultura e a Estação de Experimentação Florestal. Entre 1930 e 1950, Natividade foi diretor da Estação Experimental do Sobreiro, em Alcobaça. O seu trabalho assumiu uma importância absolutamente decisiva no processo de construção e consolidação de uma investigação florestal portuguesa. Ficou também conhecido pelos seus trabalhos na área da fruticultura tendo publicado mais de uma centena de estudos científicos. Um ano antes (1967) da sua morte, inaugura a Estação Nacional de Fruticultura em Alcobaça.

Download do documento em formato Adobe Acrobat