Notícias - Seminário Ano Internacional das Frutas e Hortícolas. Biotecnologia, Saúde, Sustentabilidade

05/11/2021

No âmbito do Ano Internacional das Frutas e Hortícolas, que se celebra este ano sob a égide da FAO, o CiB – Centro de Informação de Biotecnologia, com o apoio do COTHN – Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional e da FNOP – Federação Nacional das Organização de Produtores de Frutas e Hortícolas, vai realizar um evento híbrido na manhã do dia 26 de novembro.

Intitulado “Ano Internacional das Frutas e Hortícolas. Biotecnologia, Saúde, Sustentabilidade”, o evento conta com um painel de oradores especialistas em áreas distintas como a biotecnologia, nutrição, mercados, política e governança, sustentabilidade e produção.

Será uma oportunidade para discutir questões relevantes que se colocam aos setores da fruticultura e horticultura em Portugal. Para além do diagnóstico da produção nacional em ambos os setores e do seu posicionamento no mercado global, os convidados discutirão os desafios atuais e futuros que se impõem do ponto de vista da inovação e da aplicação das novas tecnologias de edição de genes, da importância do consumo de frutas e legumes para garantir uma alimentação mais saudável, do desperdício alimentar e como combatê-lo.  

A ONU proclamou 2021 como o Ano Internacional das Frutas e Hortícolas com o objetivo de aumentar a consciencialização sobre o importante papel das frutas e hortícolas na nutrição humana, segurança alimentar e saúde e no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A esta proclamaçao subjaz o apelo para melhorar a produção alimentar saudável e sustentável através da inovação e tecnologia e para reduzir as perdas e desperdícios alimentares.

O evento, em formato de mesa redonda, terá lugar no Auditório da Cooperativa Agrícola de Alcobaça e será transmitido em direto, pelo que quem não puder estar presente tem a possibilidade de assistir por Zoom. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.