Notícias - Workshop: o nemátode das lesões radiculares, Pratylenchus penetrans

07/10/2019

No próximo dia 22 de Novembro irá realizar-se no INIAV um workshop sob o tema em epígrafe, actividade integrante do projecto FCT “PratyTech” (Controlo do nemátode das lesões radiculares Pratylenchus penetrans: uma abordagem biotecnológica). 

O projecto, coordenado pela Universidade de Évora (NemaLab-ICAAM), contou com a participação de colegas da Universidade de Coimbra e da Universidade de Lisboa (FCUL).

Consulte em anexo, no link abaixo, o resumo do projecto, que terminará a 30 de Novembro. 
Embora tendo como cultura central a batateira (https://pdfs.semanticscholar.org/9c02/f9e0c15508875effdef772c716eec6011d3a.pdf ) trata-se de um nemátode que constitui uma séria ameaça a diversas outras culturas hortícolas, assim como a outras culturas diversas (p.ex. floricultura).

O encontro pretende demonstrar os resultados obtidos neste projecto, e de que forma poderá contribuir para o controlo deste importante patogénio, e auxiliar os agricultores portugueses.

Embora o encontro se centre neste importante nemátode fitoparasita pretende-se alargar o âmbito da reunião a outros problemas nematológicos (ex.: Meloidogyne e Globodera), assim como a uma discussão aberta a questões mais gerais de fitossanidade do sector da batata.

O workshop irá decorrer no dia 22 de Novembro, em sala a confirmar no INIAV. Haverá dois “coffee breaks” e um intervalo para almoço.