Notícias - AJAP Promove ação de formação gratuita dedicada à temática dos plásticos na agricultura

05/04/2024

No âmbito do projeto TANGO-Circular irá decorrer nos dias 9, 10 e 11 de abril de 2024 nas instalações da Câmara Municipal da Lourinhã, uma formação sobre Economia Circular dedicada à temática dos plásticos na agricultura. Esta formação será organizada em módulos com uma componente teórica e prática, onde será possível assistir in loco a soluções planeadas de acordo com os princípios da sustentabilidade.

Esta é uma formação gratuita que conta com a colaboração do Clube de Produtores Continente e que está integrada no projeto TANGO Circular liderado pela Universidade de Basilicata (Itália) e que em Portugal conta com três parceiros (AJAP, CIMAC e UEVORA). O principal objetivo deste projeto é formar e orientar os agricultores/agentes do setor agroalimentar na integração de soluções inovadoras para a valorização dos excedentes e que permitam criar oportunidades de crescimento económico, contribuindo ao mesmo tempo para a implementação de forma real e eficaz do conceito de Economia Circular. Para tal, no âmbito deste projeto europeu foram criados sob a orientação da Universidade de Lérida (Espanha), os Rural Lab.

Em Portugal, o Rural Lab está fisicamente localizado na sede do CEPAAL, em Moura decorrendo as formações quer na sede do Rural Lab quer noutros locais com interesse na temática de cada ação de formação. O objetivo geral das várias ações de formação é aumentar a sensibilização e o conhecimento sobre as oportunidades da bioeconomia, com foco nos excedentes gerados no setor agroalimentar. Os conteúdos programáticos desta ação de formação passam pela classificação dos resíduos agrícolas; recolha, transporte e reciclagem de resíduos plásticos agrícolas; e descontaminação e valorização de resíduos de embalagens plásticas.

Neste evento, o COTHN-CC apresentará  em nome do consórcio, o projeto PRR Agri-plast.

Com a iniciativa Agri-Plast pretende-se contribuir para encontrar soluções (organizacionais e económicas), co-construídas com os produtores dos setores frutícola, hortícola e vitivinícola, que utilizam Plástico de Utilização Agrícola nas suas explorações, que lhes permita uma gestão dos seus RPUA de forma mais eficiente e com menos impactes ambientais, garantindo a excelência das suas produções.

A inscrição nesta formação (gratuita, mas obrigatória) poderá ser formalizada através do seguinte link.